Você sabia que um bom Relaxamento “equivale” a horas de sono?


O Dr Herbert Benson da Universidade de Harvard nos dá uma grande contribuição com uma pesquisa feita sobre relaxamento. Uma pessoa adulta normalmente consome aproximadamente 250 centímetros cúbicos de oxigênio por minuto.

No entanto, quando dormimos ocorre uma visível redução das atividades fisiológicas com consequente redução do metabolismo. Significa dizer que passa a haver menos necessidade de oxigenação dos tecidos, o que implica redução das frequências cardíacas e respiratórias, redução da pressão arterial, etc...

O Dr Benson conseguiu demonstrar que, depois de mais ou menos 5 horas de sono, chega a haver uma redução de consumo de oxigênio de aproximadamente 20 centímetros cúbicos por minuto. No entanto, ele demonstrou que um bom relaxamento de 40 minutos reduz o consumo de oxigênio em aproximadamente 30 centímetros cúbicos. Observe que a redução de consumo durante o relaxamento é de 50% a mais em comparação com o que ocorre durante o sono. Conclui – se, portanto, que um bom relaxamento equivale a horas de sono. 

Notem que a expressão utilizada foi “equivale” o relaxamento não substitui o sono, mas se aprendermos a praticar o relaxamento antes de dormir, teremos sem sombra de dúvida, um sono de muito melhor qualidade. 

O relaxamento é saudável, portanto é importante desenvolver esse hábito para viver uma vida de melhor qualidade. É claro que, relaxar de uma forma sistematizada através de um método, o aproveitamento é muito superior. 

Compartilhe esse artigo